Intel Xeon – Porque preciso de um?

CAPABLOG

Com tantos produtos no mercado, as vezes pode ficar confuso qual deles é o que irá se adequar da melhor maneira às necessidades de cada usuário. Temos por exemplo amplas categorias no que diz respeito à performance, com mais de 5 ou 10 produtos em cada categoria, como é o caso das placas de vídeo. A história fica ainda mais complexa se considerarmos o crescente número de marcas em diversos segmentos da tecnologia, mas sobre o que vamos falar aqui, a notícia é muito boa: Se a sua necessidade é ter um servidor ao invés de um computador comum, não restam dúvidas de que o que você precisa é um Intel Xeon.

Os Xeon são processadores criados especificamente para esse tipo de atividade, uma vez que o volume de dados suportado pelo mesmo é infinitamente superior ao de um processador comum. Alguns diferenciais importantes fazem toda a diferença, como por exemplo ser comum o uso de 2, 3 ou até mesmo 4 processadores em uma mesma placa mãe; Considere então que cada um desses processadores tenha 12 threads e você então terá um computador com 48 threads, ou seja, algo que jamais conseguiria fazer com processadores comuns.

Além desses diferenciais, temos também por padrão a compatibilidade com memórias ECC. Não é preciso citar que no caso de servidores, é imprescindível o uso das mesmas, sendo que na maioria dos casos a quantidade de slots na placa mãe é absurdamente maior, suportando até 512GB de memória RAM enquanto um Core i7 3970X, por exemplo, suporta no máximo 64GB.

O lançamento dos Xeon acompanham o lançamento dos processadores desktop e isso implica que parte da tecnologia implementada em ambos é exatamente a mesma. Podemos citar por exemplo os Xeon E5, que também fazem parte da linha Sandy Bridge-E da Intel, assim como os Core i7 39xx. Nesse caso, temos processadores Xeon ainda mais robustos que os Core i7, pois como demonstrado acima, são processadores com pouca ou nenhuma limitação. Por esse motivo, data centers ou quaisquer tipo de servidores que demandem altíssimo volume de processamento de dados trabalharão melhor com um, dois, 3 ou 4 Xeon no lugar, com quantidade quase “infinita” de memória RAM, sendo essas memórias completamente protegidas contra erros comuns em desktops graças ao ECC presente em todas elas.

Confira abaixo a relação Xeon / Core Ix dos processadores disponibilizados pela X5 Computadores

Intel Xeon X34xx - LGA1156/Lynnfield –  mesma plataforma utilizada nos Core i5 7xx e i7 8xx

Intel Xeon E3-1220v2 – LGA1155/Sandy Bridge – mesma plataforma utilizada nos Core i5 25xx e Core i7 26xx

Intel Xeon E5-2620 – LGA2011/Sandy Bridge-E – mesma plataforma utilizada nos Core i7 39xx

Intel Xeon E5620 – LGA1366 – mesma plataforma utilizada nos Core i7 9xx

Veja todas as nossas configurações equipadas com Intel Xeon clicando aqui