Tópico Oficial do Campeonato Brasileiro de Overclocking 2013

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Tópico Oficial do Campeonato Brasileiro de Overclocking 2013

As informações sobre as fases, etapas, regras e alguns detalhes sobre o Campeonato Brasileiro de Overclocking 2013, estão descritas abaixo detalhadamente para que possam esclarecer a todos que queiram participar.

Os resultados poderão ser postados nos seguintes fóruns: www.hardwarebr.com; www.fusion-oc.com; www.criminalcafe.comwww.adrenaline.uol.com.br  e em eventuais fóruns que desejarem participar (conforme obtivermos aceitação de seus administradores), ou neste mesmo tópico, porém, para sua segurança, uma cópia deste, deverá ser enviada para o e-mail [email protected], para que sejam realizadas todas as atualizações de uma maneira neutra (para que nenhum website ou equipe tenha qualquer privilégio).

Serão R$ 5000,00 em prêmios

R$ 3500,00 (campeão)
R$ 1500,00 (vice-campeão)

As atualizações dos resultados serão realizadas periodicamente e estarão disponíveis no tópico oficial do web site: http://www.hardwarebr.com/forum/showthread.php?6192-T%F3pico-oficial-Campeonato-Brasileiro-de-Overclocking-2013&p=51608#post51608

 

As fases

O campeonato serás realizado em duas fases, sendo a primeira, online, quando então todos os participantes enviarão seus resultados do dia 29 de novembro (12:00) até o dia 31 de dezembro de 2012  (12:00), horário de Brasília.

Os classificados automaticamente estarão na final do Campeonato, que se realizará no dia 19 de janeiro de 2013, sendo que as despesas de viagem e estadia serão cobertas pela organização.

 

1º fase – classificatórias:

A fase classificatória será registrada online, sendo que os resultados postados serão verificados e poderão ser anulados sem prévia comunicação se for constatada qualquer irregularidade em desrespeito às regras.

Poderão também ser requisitadas provas em caso de quaisquer dúvidas em relação à obtenção dos mesmos.

Para a 1º fase, teremos oito estágios onde somente o vencedor de cada estágio estará classificado para a final.

As fases serão disputadas individualmente, sendo que na final teremos 10 finalistas.

Os outros dois finalistas, pré-classificados, serão respectivamente o primeiro e segundo colocados do Brasil na liga mundial de overclockers, como prêmio pelo desenvolvimento obtido no ano de 2012.

No final de cada semana, haverá um sorteio de prêmios (Lucky draw), onde “todos” os que enviarem resultados válidos estarão participando. Os sorteados serão comunicados por e-mais e publicados no facebook da Corsair Brasil e X5 computadores.

1º semana:  Teclado Corsair Vengeance K90

2º semana: Teclado Corsair Vengeance K60

3º semana: Mouse Corsair Vengeance M90

4º semana: Pendrive Corsair Survivor 32GB

5º semana: Pendrive Corsair Slider 32GB

 

2° fase – finais:

Acontecerá na Arena da X5 Computadores, bairro do Tatuapé, São Paulo, Capital, no dia 19 de janeiro de 2013, iniciando-se às 11:00  terminando-se às 18:00, quando deverão ser seguidos os cronogramas da competição.

 

Metodologia:

A pontuação será obtida através de um sistema de porcentagem, com relação ao Recorde Mundial atual de sua categoria, dentro Liga Mundial de Overclocking (www.hwbot.org).

Cada resultado será comparado em termos de porcentagem, conforme o exemplo abaixo:

 

Para benchmarks 3D

Exemplo 3DMark11

Usuário “A” usa uma GeForce GTX 470 e obtém 6990 pontos.

Considerando o Recorde Mundial atual no 3Dmark 11, com a placa de vídeo GeForce GTX 470:

3DMark 11 GTX 470  (Recorde Mundial) = 7899 pontos.

Seus percentuais serão determinados pela pontuação feita pelo competidor, dividida pelo recorde mundial atual:

6990 / 7899 = 88,49%

 

Para benchmarks 2D

Para benchmarks 2D vale o mesmo raciocínio, portanto as porcentagens de cada processador disputarão em sua própria categoria.

Exemplo SuperPi 1M:

Usuário “A” utiliza um processador Core i7 920 e obtém 8.286 segundos

O Recorde Mundial da categoria é 7.296 segundos.

Os percentuais serão obtidos da mesma forma, porém de maneira inversa, pois enquanto nos testes 3D procura-se uma pontuação maior, nos testes 2D a busca é por um tempo menor

7.296 / 8286 = 88.05%

**No caso específico do teste CPUZ, inverte-se pois enquanto maior a frequência, melhor o resultado.

Desta forma a porcentagem a ser calculada no teste CPUZ é da frequência conseguida pelo competidor dividida pela frequência do recorde mundial da categoria.

 

***Os overclockers que fizerem as porcentagens mais elevadas, ou seja, os que se aproximarem mais dos recordes mundiais, estarão classificados para as finais, sendo que para isto será considerada a porcentagem com todas as casas decimais para diminuir a chance de haver dois resultados idênticos.

No caso de 2 porcentagens serem idênticas, o resultado será avaliado em relação à eficiência conseguida para que seja determinado o resultado ganhador.

Somente serão aceitos os resultados de componentes cuja popularidade seja considerável, o que significa que somente serão aceitos resultados cuja categoria de hardware seja maior ou igual a 40 resultados de competidores diferentes na liga mundial.

Desta forma ficam excluídos resultados de hardware que não proporcione concorrência suficiente para qualificar a disputa.

A utilização ou não de sistemas excêntricos de refrigeração é permitida, portanto não será necessário utilizar monitoramento de temperatura durante os testes.

Existirão muitas oportunidades de participar, pois haverá testes 2D e testes 3D e muitas categorias diferentes de placas de vídeo e processadores, cabendo a cada competidor analisar e disputar no maior número possível de categorias para aumentar a sua chance.

Todos os competidores que enviarem pelo menos um resultado válido, seja este de alto nível ou não, estarão concorrendo aos prêmios semanais.

 

Observações:

1-       É terminantemente proibido “esconder” parte da validação ou dados considerados indispensáveis (ex: Aba do CPU-Z ou GPU-Z quando é pedido, cheksun, etc.).

2-       A screen deverá conter o wallpaper oficial do evento, e o resultado deverá ser acompanhado da foto do sistema utilizado.

3-      Os ganhadores de cada estágio serão os que obtiverem melhor porcentagem.

4-      Em caso de empate, será avaliado pela organização do evento e o ganhador será o competidor que demonstrar maior eficiência no decorrer do benchmark.

5-      Será terminantemente proibido utilizar componentes que não sejam de acesso normal, o que significa que sejam componentes Retail, ou seja, adquiridos normalmente em lojas, revendas e distribuidores (proibida utilização de processadores e/ou placas de vídeo ES – Engeenering Samples).

6-      Todos os resultados deverão ser enviados com o fundo de tela oficial da competição e também deverão ser validados na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizado como resultado oficial.

7-      Será aceita e é de livre escolha a utilização de softwares “legais” para a obtenção dos resultados (MSI Afterburner, Turbo Evo, EVGA Precision, Easy Tune, Riva Tuner, Set Lod, ou qualquer software legalmente utilizado para modificação de frequências e voltagens).

8-      A utilização dos drivers de vídeo é livre e estes poderão e deverão, bem como as suas configurações, ser escolhidos por cada participante.

9-      Qualquer irregularidade relativa à falsificação de resultados, ou mesmo utilização de meios irregulares para obtenção de resultados que não seja permitida na liga mundial, causará imediato cancelamento do resultado e banimento da competição.

 

Termos de participação:

1-      Ser registrado no: http://www.hwbot.org

2-      A organização reserva-se o direito de retirar-se da competição, remover resultados ou solicitar provas adicionais, sempre que julgar ter evidências para isto.

3-      A participação do competidor está atrelada à permissão deste à organização de que sejam publicados e avaliados os resultados obtidos, sendo que a estes (organizadores), tem total liberdade para a exposição dos mesmos desde que creditados ao competidor, os resultados do mesmo

4-      Os organizadores do torneio não são responsáveis por quaisquer danos que possam ser causados pelo hardware dos participantes durante o torneio.

A eficiência nos resultados deverá seguir os seguintes itens de prioridade:

 

Benchmark 2D:

1-      Frequência e timings da memória

2-      Frequência do processador

Benchmark 3D

1-      Frequência da GPU

2-      Memória da GPU

3-      Frequência do processador

4-      Frequência da memória

Em caso de empate de todos os itens, o que representa uma chance ínfima de acontecer, será dada uma oportunidade e um prazo aos competidores de apresentarem novo resultado com um novo wallpaper (a ser fornecido pela organização).

Todos os benchmarks deverão ser realizados com a tela de fundo do Wallpaper.

 

Estágios:

 

1º estágio (teste oficial 3D)

Benchmark: 3DMark 11

Plataforma GPU: (Single CPU e Single GPU – proibida a utilização de mais do que uma placa de vídeo)

Deverá aparecer a tela de resultado do 3DMark 11, com todos os sub testes.

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

Também é obrigatório que apareçam as duas abas de CPUZ (frequência de memórias e processador), uma aba do GPUZ (frequência da placa de vídeo).

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

Todos os processadores (CPUs) existentes no mercado serão permitidos.

 

2º estágio (teste oficial 3D)

Unigine Heaven DX11

Plataforma GPU: (Single CPU e Single GPU – proibida a utilização de mais do que uma placa de vídeo)

Deverá conter a tela de resultado do Unigine Heaven DX11, de acordo com a sequência informada no teste (GPUZ e CPUZ memória e frequência de processador), salvar o arquivo para depouis validar web site oficial ).

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

O resultado deverá ser enviado com o fundo de telaT oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), devendo ser utilizada este como resultado oficial.

Para o caso específico do Unigine Heaven, basta seguir os procedimentos do próprio resultado, uma vez que este vai gerar um arquivo que será facilmente validado na liga mundial.

Todos os processadores (CPUs) existentes no mercado serão permitidos.

 

 

3º estágio (teste oficial 3D)

Benchmark: 3DMark 06

Plataforma GPU: (Single CPU e Single GPU – proibida a utilização de mais do que uma placa de vídeo)

Deverá aparecer a tela de resultado do 3DMark 06, bem como a sua aba de detalhes (details),  mostrando os resultados de todos os sub testes.

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

Também é obrigatório que apareçam as duas abas de CPUZ (frequência de memórias e processador), uma aba do GPUZ (frequência da placa de vídeo).

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

Todos os processadores (CPUs) existentes no mercado serão permitidos.

 

4º estágio (teste oficial 3D)

Benchmark: 3DMark 03

Plataforma GPU: (Single CPU e Single GPU – proibida a utilização de mais do que uma placa de vídeo)

Deverá aparecer a tela de resultado do 3DMark 03, bem como a sua aba de detalhes (details),  mostrando os resultados de todos os sub testes.

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

Também é obrigatório que apareçam as duas abas de CPUZ (frequência de memórias e processador), uma aba do GPUZ (frequência da placa de vídeo).

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

Todos os processadores (CPUs) existentes no mercado serão permitidos.

 

5º estágio (teste oficial 3D)

Benchmark: 3DMark 01

Plataforma GPU: (Single CPU e Single GPU – proibida a utilização de mais do que uma placa de vídeo)

Deverá aparecer a tela de resultado do 3DMark 01, bem como a sua aba de detalhes (details),  mostrando os resultados de todos os sub testes.

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

Também é obrigatório que apareçam as duas abas de CPUZ (frequência de memórias e processador), uma aba do GPUZ (frequência da placa de vídeo).

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

Todos os processadores (CPUs) existentes no mercado serão permitidos.

 

6º estágio (teste oficial 2D)

Benchmark: SuperPi 1M (versão 1.5)

É de livre escolha a utilização de quantos núcleos serão utilizados para a obtenção do resultado.

Deverão aparecer no resultado as abas do programa auxiliar CPUZ (mostrando as frequências da memória e do processador).

É obrigatória a tela completa e final de todo o teste Super Pi 1M, bem como o seu número de validação (checksum).

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

 

7º estágio (teste oficial 2D)

Benchmark: Wprime 1024 (versão 1.55)

Deverão aparecer no resultado as abas do programa auxiliar CPUZ (mostrando as frequências da memória e do processador).

É obrigatória a tela completa e final do teste Wprime 1024.

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

 

8º estágio (teste oficial 2D)

Benchmark: CPUZ

Para este estágio é necessário que a tela possua o fundo oficial e as duas abas (mostrando as frequências de memória e também do processador).

É terminantemente proibido cortar a tela, sendo que qualquer alteração ou modificação deverá levar ao cancelamento do resultado.

Também será necessário validar o resultado na internet com o próprio programa (pode-se ter o arquivo de validação apenas clicando-se na tecla F7 e enviando pelo próprio programa, quando será enviado o resultado oficial no e-mail de cada competidor).

O resultado deverá ser enviado com o fundo de tela oficial da competição.

Também deverá ser validado na liga mundial (www.hwbot.org), podendo ser utilizada este como resultado oficial.

 

Importante: todos os competidores poderão participar de quantos estágios quiserem, assim como poderão enviar quantos resultados desejarem, porém:

- Somente será considerado o melhor resultado de cada estágio para cada competidor.

- Caso um competidor em mais do que uma etapa, será considerado vencedor apenas na de número superior (exemplo: vencendo o quinto e o terceiro estágio, será considerado o vencedor do quinto estágio, pois de acordo com as regras, foi considerada mais elevada a dificuldade dos estágios de numeração inferior; isto ocorre para que o classificado em segundo lugar da etapa mais difícil passe a ser finalista).

 

O wallpaper (fundo de tela oficial):

http://i47.tinypic.com/ip2tqb.jpg

 

Links para download:

CPUZ

http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html

GPUZ

http://www.techpowerup.com/downloads/SysInfo/GPU-Z/

3DMark11

http://www.3dmark.com/3dmark11/download/

3DMark06

http://www.futuremark.com/support/downloads

3DMark03

http://www.futuremark.com/support/downloads

3Dmark01

http://hwbot.org/benchmarks/videocard

SuperPi (1.5)

http://hwbot.org/benchmarks/processor

Wprime 1024 (1.55)

http://hwbot.org/benchmarks/processor

CPUZ (necessita última versão)

http://hwbot.org/benchmarks/processor

 

Abaixo a lista de todos os processadores e placas de vídeo, válidos para a competição: (Atenção – poderão ser usados livremente todos processadores existentes no mercado, para validar testes 3D (de placas de vídeo), assim como poderão ser utilizadas todas as placas de vídeo para se validarem os testes 2D (de processador). Isto ocorre porque somente será considerada a limitação de hardware, para o benchmark específico, ou seja, limitação de placa de vídeo para 3D (com processador livre), ou limitação de processador para 2D (placa de vídeo livre).

Placas de vídeo permitidas na competição:

AMD

Radeon HD 7970 ok

Radeon HD 6970 ok

Radeon HD 6950 ok

Radeon HD 6870 ok

Radeon HD 6850 ok

Radeon HD 5970 ok

Radeon HD 5870 ok

Radeon HD 5850 ok

Radeon HD 5770 ok

Radeon HD 4890 ok

Radeon HD 4870 ok

Radeon HD 4850 DDR3 ok

 

NVidia

GeForce GTX 680 ok

GeForce GTX 580 ok

GeForce GTX 570 ok

GeForce GTX 560 Ti ok

GeForce GTX 480 ok

GeForce GTX 470 ok

GeForce GTX 460 ok

GeForce GTS 450 ok

GeForce GTX 285 ok

GeForce GTX 280 ok

GeForce GTX 275 ok

GeForce GTX 260/216 ok

GeForce GTX 260 ok

GeForce GTS 250 ok

GeForce 9800GTX (+) ok

GeForce 9800GT ok

GeForce 9600GT ok

GeForce 8800 Ultra ok

GeForce 8800 GTX ok

GeForce 8800 GTS 512 ok

GeForce 8800 GTS ok

GeForce 8800 GT ok

GeForce 8800 GS  384 MB ok

 

Processadores

AMD

Phenom II X6 1100T BE ok

Phenom II X6 1090T BE ok

Phenom II X6 1055T ok

Phenom II X4 965 BE ok

Phenom II X4 955 BE ok

Phenom II X3 720 BE ok

Bulldozer FX-8150 ok

Phenom II X2 550 BE ok

Phenom II X2 555 BE ok

Phenom II X4 940

Athlon II X2 250

Athlon 64 3800+ X2 (2000 Mhz) Windsor

Athlon 64 4000+ X2 Brisbane

Athlon 64 5000+ X2 BE (2600 Mhz)

Athlon 64 6000+ X2 (3000 Mhz)

Athlon 64 3000+ Venice

Athlon 64 3200+ Venice

Athlon 64 3400+ San Diego

Athlon 64 3800+ X2 Manchester

Opteron 144

Opteron 146

Opteron 165

Opteron 170

Sempron 145

Sempron 140

 

Intel

Core i7 2500K

Core i7 3570K

Core i7 2600K

Core i7 2700K

Core i7 3770K

Core i3 530

Core i3 540

Core i5 670

Core i5 750

Core i5 760

Core i7 860

Core i7 875K

Core i7 920

Core i7 930

Core i7 950

Core i7 960

Core i7 970

Core i7 Extreme 965

Core i7 Extreme 975

Core i7 Extreme 980X

Core i7 Extreme 990X

Core i7 3930K

Core i7 3960X

Xeon W3520

Xeon W3540

Xeon W3570

Celeron 420

Celeron 430

Core 2 E4300

Core 2 E4400

Core 2 E4500

Core 2 E4600

Core 2 E6300

Core 2 E6400

Core 2 E6550

Core 2 E6600

Core 2 E6700

Core 2 E6750

Core 2 E6850

Core 2 E7200

Core 2 E7300

Core 2 E7400

Core 2 E8200

Core 2 E8400

Core 2 E8500

Core 2 E8600

Core 2 Q6600

Core 2 Q6700

Core 2 Q9400

Core 2 Q9450

Core 2 Q9550

Core 2 QX9650

Core 2 QX9770

Core 2 X6800

Pentium E2140

Pentium E2160

Pentium E2180

Pentium E2200

Pentium E5200

Pentium E5300

 

Esclarecimentos finais:

- Cada hardware concorrerá especificamente com o similar de sua categoria, seja ele processador ou placa de vídeo, portanto, todos têm chance independente do valor do hardware utilizado (desde que este seja popular).

- Somente foram utilizados para as regras, processadores e placas de vídeo cuja popularidade seja suficiente para que os resultados sejam competitivos (diga-se ter número suficiente para que haja concorrência acirrada).

- As regras foram feitas de forma a permitir que um número maior de participantes tenha chances, uma vez que cada hardware competirá diretamente em seu nível.

- Sabemos ser impossível realizar as regras de maneira 100% perfeitas. Isto quer dizer, por exemplo, que se o pretendente quiser competir e seu hardware não estiver na lista, este poderá procurar alguma alternativa.

- A organização do evento fez todo o possível para tornar justas as regras, priorizando os benchmarks mais utilizados e uma grande gama de hardware disponível no mercado; Também optou por deixar livre o sistema de refrigeração utilizado, pois dentro de todas as categorias, caberá a cada um procurar por uma alternativa que lhe seja viável.

Seja em um sistema refrigerado a ar, água, gelo seco, nitrogênio ou outro, existem possibilidades em muitas categorias e os resultados e chances para ser um finalista dependem exclusivamente da criatividade e esforço de cada um.

Não se esqueçam de enviar os resultados por e-mail para [email protected] para ser devidamente registrado e validado.

Colocar no e-mail:

Link de validação na liga mundial (www.hwbot.org).

Nome, e-mail, nick (user name) e fórum onde foi postado.

As atualizações serão realizadas periódicamente no fórum www.hardwarebr.com

Boa sorte a todos!!!

 

P.S. para validar o resultado na liga mundial, basta se registrar gratuitamente em www.hwbot.org, em seguida, submeter o resultado.

Prestar atenção para colocar todos os itens obrigatórios, e também, quando for especificar o componente utilizado, para evitar erros, completar com a própria seleção automática do HWBOT (ex. se for utilizar uma 8800 GTX como placa de vídeo, digitar no campo relativo à VGA “8800”, e selecionar a placa dentre os modelos que aparecerem).